segunda-feira, 14 de março de 2011

[Movie][Oriental][Korea] Sad Movie



Assim como a Ahn Su-jeong no filme fala: "Como continuo usando a linguagem de sinais, acabo esquecendo de como tenho que falar. Lembro-me de como dizer isso com as mãos, mas não com palavras. Fica na ponta da lingua", eu, mesmo sem saber linguagem de sinais, o que piora minha forma de me expressar, fico sem saber o que falar com esse filme tão precioso.
Em dois dias apenas fui pego de surpresa com a maturidade que o cinema coreano está no momento, e Sad Movie (que faz juz ao filme 100%) é um exemplo real disso. E sim, o filme é tão triste quanto parece no trailer.

O filme retrata 4 histórias, e eu fico meio perdido sobre o que falar. Tem um toque do Arriaga, onde as histórias tem uma relação, mas diferente de Owl and Sparrow, elas não convergem para um único lugar.
A trilha sonora do filme é espetacular, não sei se vocês sabem aquelas músicas que são alegres e tristes ao mesmo tempo, mas o filme é cheio delas, e cada uma no momento certo.
Todas as quatro histórias tem sua particularidade e você vai se identificar com alguma delas sem dúvida, e vai se emocionar com alguma delas, mas talvez não com todas.

Se você nunca viu um filme oriental, e principalmente, coreano. Esta é minha dica principal para o gênero, que foge um pouco do foco de vingança, morte, como Lady Vingança, OldBoy, I Saw the Devil, que também são preciosidades.
Veja o filme com coração aberto, e se prepare, sim, se prepare pra se emocionar. Há muito um filme não me tocava tanto. Mas esse o fez de maneira forte.
Vou ficar com a trilha na cabeça uns bons dias.
O único problema, mas isso é do gênero oriental, é que você fica meio perdido sempre no quem-é-quem na história, mas com o tempo você se habitua. :)
É espetacular.

abs...

Nenhum comentário: