Página pessoal sobre filmes, comidas, lutas, músicas, games, poesias, viagens, universo e whatever... :) Ok... mais filmes vai... ;P
domingo, 13 de março de 2011
[Movie][Oriental][Japan]The Grave of the Fireflies (O Túmulo dos Vagalumes)
Dias depois de assistir a Viagem de Chihiro, que estava sendo cotado como um dos melhores filmes da década por uma série de críticos de cinema da uol, fui apresentado à uma série de filmes pelo meu amigo cabeçudo Kenta: A Princesa Mononoke, Meu Vizinho Totoro e O Túmulo dos Vagalumes.
Logo no início do filme (O túmulo dos vagalumes) a trilha sonora já te indica o quão triste vai ser o filme, mesmo porque, Seita (personagem principal) já começa narrando a própria morte. E aquela frase inicial do filme, ainda está na minha cabeça: "September 21nd 1945, was the night that I died".
A trilha sonora vai se prolongando ao longo do filme numa história passada num ambiente de guerra cujo resultado é só desgraça.
Setsuko é a irmã mais nova de Seita, que perde a mãe num bombardeio à cidade e o pai que está combatendo e a partir daí ele precisa cuidar da irmã.
O fato do filme ter sido feito em Anime, faz com que algumas situações sejam, de certa forma, facilitada, pois, dar vida e sofrimento à um personagem infantil num Anime é um tanto mais fácil que fazer com atores reais. Houve uma série de gravações com atores,ainda não vi alguma, mas acho que nenhuma deles será capaz de reproduzir tanto sofrimento, esperança, tristeza ou qualquer outro sentimento down, do que no Anime.
Se você vai ver esse filme, prepare-se para chorar, ele está entre os 10 filmes mais tristes do planeta, e isso eu constatei de fato.
Gostaria de poder falar mais dele, mas não gosto de fazer spoiler. Quem já viu o filme, aposto como teve vontade de ficar no lugar do Seita pra cuidar de Setsuko, e sem dúvida, se colocou em toda a situação que os dois passam.
É um ótimo filme, principalmente pra revermos nosso conceito e vermos os efeitos de uma guerra em pessoas que não tem nada a ver com a históriia, apesar de ser um desenho, muitos casos como o de Seita e Setsuko aconteceram na segunda guerra mundial.
Pra quem quer ter uma breve idéia do filme, segue o final:
It's all folks... :'(
[]s
Renato
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário