quarta-feira, 19 de novembro de 2014

[Movie] Interestelar


São poucos os filmes que você pode considerar obra prima: Forrest Gump, A Origem, Trilogia do Poderoso Chefão, Senhor dos Aneis - O Retorno do Rei, etc. Porém este ano ganhou mais um membro, e com toda razão, Interestelar é simplesmente fantástico.

É fantástico não porque tem excelentes efeitos especiais, roteiro, atores consagrados (4 vencedores do Oscar estão no filme: , , e Michael Caine), é fantástico porque é um filme de ficção científica tão acessível e de uma forma tão simples, direta e com teor, que poderia ser usado didaticamente em aulas de física, e se eu fosse professor de física sem dúvida estaria na minha lista para os alunos.

O filme se passa num futuro, não se sabe o quão distante, onde um ex-piloto () da NASA é recrutrado para uma missão cabulosa. Na ocasião, o planeta terra está passando por um colapso de recursos naturais e a humanidade não tem a mínima expectativa de que melhore. Tempestade de poeira é só o que resta pra todos. E é nesse mundo semi-apocalíptico que a trama se passa, com uma centralização sutil na relação entre o pai e filha. E entre idas e vindas do espaço, buracos negros, horizonte de acontecimentos, supercordas, hipercubos, buracos de minhoca, gigantes vermelhas, galáxias, planetas, DNAs e especialmente a teoria da relatividade, é que o espectador simplesmente fica hipnotizado e imerso num filme que, pra mim, foi o que mais chegou perto da realidade da mecânica quântica, que é cercada de muitas teorias, mas que até na prática até a prática se faz teórica.

É um filme obrigatório, dentro das 3 horas de filme, a única coisa que pode incomodar, é a vontade de ir ao banheiro (que me pegou de surpresa, mas esperada por ter tomado 700ml de suco de laranja, ok, falha minha e nem tanto surpresa).

Os diálogos e analogias são acessíveis, você não precisa ter lido os livros abaixo para entender o filme, mas são leituras recomendáveis:
  1. Universo numa casca de nós 
  2. Uma nova história do tempo, uma breve história do tempo 
  3. The Black Hole War: My Battle with Stephen Hawking to Make the World Safe for Quantum Mechanics, este conta basicamente sobre a briga de quase 20 anos entre Hawking e Susskind, conhecida como The Black Hole War, onde Hawking perdeu. Aqui você fica sabendo a respeito do horizonte de acontecimento, que no filme é retratado inúmeras vezes como "horizonte"ou "horizonte de eventos"
É um filme imperdível, cativante, viciante e que entre os amigos nerds, gera tanta conversa que é empolgante o pós-filme. Não via um pós-filme assim desde A Origem e o final de Breaking Bad. Pra mim, o filme é nota 10, apesar de eu não ter embasamento teórico pra não aceitar certos paradoxos quânticos que acabaram ocorrendo no filme. Assistirei novamente sem dúvida.


That's all folks.

domingo, 16 de novembro de 2014

[Fast-Food] Pãolada

Depois de um certo tempo distante estou de volta, com um pouco mais de variedade de conteúdo.

Hoje a noite rolou uma segunda tentativa (com sucesso) da criação de uma Pãolada (pão com salada) e fui praticamente obrigado a postar a receita, já que a minha noiva Juliana achou muito boa e pediu pra compartilhar.

É bem simples:

Pãolada
Ingredientes (tudo a gosto):
  • Alface picado
  • Peito de Peru defumado
  • Cenoura crua ralada
  • Cebola picada (usei marca qualitá)
  • Alho frito picado (usei marca qualitá)
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Pepino em cubos (uma fatia gera 4 cubos)
  • Pimentão bem picado
  • Sal
  • Pão de hotdog em pedaços (ou qualquer um que tenha em casa), pode tirar com a mão. Obs: evite torradas, o pão deixa mais macia a salada pois, absorve mais o tempero e o azeite
Modo de preparo:
  • Junte todos os ingredientes numa saladeira, exceto o azeite e o alho
  • Misture bem e coloque o alho frito e o azeite aos poucos
  • Sirva com uma Cherry Coke ou Cherry Pepsi (não sabe o que é? Logo terá postagem =D ) 
Agradecimento especial à minha noiva Ju que aguenta minhas receitas malucas.

Abraços